São as papetes (e flatforms, e sport sandals) fechando o verão…

Por admin

Descoladas, confortáveis e cheias de atitude, as flatforms são um dos modelos de sandália  mais populares dos últimos anos.

A palavra “flatform” é uma combinação de “plataforma” e “flat” (plano), o que descreve bem o formato deste calçado: com solado reto e uniforme, e altura constante desde a ponta até o calcanhar. Isso significa que o solado é plano, mas mais alto do que o de um sapato comum — é como se fosse uma plataforma, mas sem o salto inclinado.

Com uma versatilidade enorme, elas podem ser usadas com shorts, saias, vestidos e calças, dando um toque cool e despojado a qualquer produção, e são queridinhas dos looks de verão.

Mas se engana quem pensa que esse estilo de sapato está restrito apenas à estação mais quente do ano! Em uma releitura moderna e urbana, as flatforms também vão dominar o Outono/Inverno 2023.

E dessa vez, elas vêm não apenas com detalhes diferentes, mas também com outros nomes: como papetes e sport sandals.

Tá meio confuso, né? Mas calma que a My Shoes vai te explicar melhor quais são as semelhanças e as diferenças entre os modelos, e também, claro, te encher de inspiração de looks para você arrasar com o modelo, independentemente de como ele chama. Vem com a gente!

Papetes, flatforms ou sport sandals?

O que há em um nome

Mas afinal, flatform, papete e sport sandal são a mesma coisa?

A resposta simples é: sim e não.

Já a resposta mais complicada é que, em princípio, esses nomes representavam modelos de sapatos mais distintos entre si, com suas características próprias. A sandália flatform era aquele modelo com solado de plataforma reto, como já contamos, enquanto as papetes eram uma espécie de “chinelo esportivo”, com tiras grossas, geralmente de tecido e que se fechavam por velcro, e com solado tratorado. 

Esse modelo, que em inglês era chamado de sport sandal, ficou bem popular em meados dos anos 1980 e 1990, e era um sapato tipicamente masculino, marca registrada de pais e tios nos fins de semana.

Mas com o passar do tempo, a evolução da moda e o vai-e-vem de tendências, as referências se misturam, os elementos se incorporam e novas combinações surgem, até que chegamos aqui, no momento em que os termos “papete”, “flatform” e “sport sandal” (e todas as suas variações e combinações, como sandália papete flatform, por exemplo) podem ser usados para definir esse estilo de sapato: uma sandália de tiras, que podem ser grossas ou finas; com solado grosso e reto, que pode ou não ser tratorado; super versátil e perfeita para compor looks confortáveis, estilosos e despojados. 

Além disso, os modelos que tem o solado tratorado também podem ser chamados simplesmente de “sandália tratorada”, um termo que é mais abrangente e ajuda a simplificar a situação.

E sem querer recorrer ao nosso lado mais poético, mas já recorrendo: William Shakespeare disse antes mesmo da gente existir, que no fim das contas, o nome não importa tanto, e sim, os verdadeiros atributos das coisas e pessoas.

“O que é que há, pois, num nome?

Aquilo a que chamamos rosa,

mesmo com outro nome, cheiraria igualmente bem.”

(William Shakespeare, em Romeu e Julieta)

E isso vale também para os sapatos! Claro, os nomes nos ajudam a categorizar modelos, diferenciar entre estilos e organizar um pouco melhor a quantidade quase infinita de tipos de sapatos que existem. Mas quando falamos de propostas tão similares, se apegar demais ao nome não faz lá tanta diferença — afinal, o que realmente importa nessa hora é conseguir montar um look incrível, não é mesmo? 

Papetes, flatforms ou sport sandals?

Então, a My Shoes faz questão de deixar bem explicado que todos esses nomes são intercambiáveis entre si, e que nós vamos continuar usando todos eles, de maneira alternada, e você também é livre para escolher o que mais te agrada.

Com isso esclarecido, finalmente chegamos na hora das nossas duas palavras com L favoritas: looks e lançamentos!

Papetes, flatforms ou sport sandals?

Anti-Loungewear

Em tempos de home office, ou até mesmo nos fins de semana mais tranquilos, tudo que a gente mais quer é um look confortável e despojado. E, claro, nós também amamos um moletom, mas uma das trends mais legais das últimas temporadas, e que já virou parte permanente do estilo urbano e cool é o “anti-loungewear”, também chamado de “relaxed suiting”.

Com a proposta de reaproveitar as peças que normalmente são usadas em looks de estilo mais social, o anti-loungewear usa peças de alfaiataria em produções super casuais, despojadas e confortáveis, pensadas muito mais para passar o dia trabalhando de casa ou um fim de semana relax do que para ir para o escritório. E as papetes são um ótimo complemento para o look, emprestando todo o seu conforto mas também com aquele toque especial de estilo que só elas tem.

Papetes, flatforms ou sport sandals?

Cool in the city

Despojada e versátil como só ela, a versão branca das papetes flatform também é uma opção incrível na hora de criar produções mais urbanas e que complementam uma das combinações mais clássicas do mundo do street style: camiseta + jeans.

Do mom jeans soltinho ao skinny jeans preto, ela tira uma produção básica da mesmice e ainda deixa tudo mais confortável, e é perfeita para várias ocasiões. Manter a paleta de cores nos tons neutros deixa o look despretensioso e simplificado, mas se você não dispensa um detalhe extra, pode apostar sem medo em uma peça que adiciona um toque de cor mais vibrante, mas sem quebrar a versatilidade da proposta.

Papetes, sport sandals, flatforms, tratoradas… não importa qual nome você prefere: esse modelo de sandália é uma aposta certeira para o Inverno 23, emprestando toda a sua versatilidade e conforto na hora de criar produções que levam a praticidade do básico com um toque de informação de moda.

Quer mais dicas de looks e também ficar por dentro de todos os lançamentos da My Shoes? Então não deixe de conferir mais posts no nosso blog, e também de acompanhar tudo lá no nosso instagram!

Posts relacionados